Familiares das vítimas da boate Kiss acordaram com mais uma triste notícia na manhã de ontem. Ao chegarem à tenda de vigília, na Praça Saldanha Marinho, encontraram o banner com a foto das vítimas vandalizado.
Professores realizam protesto em Santa Maria
A suspeita, no primeiro momento, é que o caso tenha acontecido entre a noite de terça e a manhã de ontem. Contudo, segundo a superintendência da Guarda Municipal, as imagens foram assistidas na central de videomonitoramento. Ficou constatado que o incidente foi causado às 22h30min de terça-feira, por uma criança – aparentemente um menino entre 10 e 12 anos –, que estava acompanhado pela mãe. O menino se distanciou da mesma por alguns minutos e se pendurou no banner, causando o estrago.
– Cheguei às 9h fiquei chocada. Parece que usaram uma faca ou estilete para rasgar. Não foi o vento , nem a chuva. Estávamos até pensando em fazer outro, com as fotos e com os nomes em ordem alfabética, mas qual a garantia? – lamenta a mães de uma das vítimas, Ligiane Righi da Silva.
Esta é a segunda vez que os banners têm danos. Há cerca de três anos, fato semelhante já havia acontecido, com o uso de fogo.
De acordo o vice-presidente da Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Flávio Silva, uma ocorrência chegou a ser registrada junto à Polícia Civil. O incidente não vai desmobilizar os familiares e um novo banner será confeccionado para ser recolocado.